terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Azulejaria

O Design de Superfície se destaca pela concepção de azulejos, que podem ser suporte para criações de padronagem bem elaboradas e de efeitos visuais muito interessantes. Em um dos trabalhos para as turmas de II ano, a proposta era o estudo de padronagens de azulejos - os de Olinda-PE serviram como referencial - e a criação de formas que possibilitassem o raporte de padrões. O material utilizado foi o EVA sobre papelão rígido. Abaixo, o resultado do trabalho que ornamenta a biblioteca do câmpus:





Texturas e composição modular bidimensional

Nossos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, em tempo integral, cursam a disciplina Arte no primeiro ano. A cada bimestre eles têm contato com professores da cada linguagem artística: artes visuais, dança, teatro e música. No segundo ano, optam pela linguagem que mais tem afinidade. Para este breve encontro de, aproximadamente, 18h/a, discuto com esses alunos sobre a arte como manifestação do sensível e sua participação em sua formação enquanto sujeito crítico. A imagem é foco da discussão e serve como suporte/meio deflagrador de hábitos, crenças, autorrepresentações, manifesto, instrumento de poder, dentre outras atribuições. Ainda nesse bimestre, trabalhamos princípios das artes visuais enquanto linguagem: elementos da linguagem visual, sintaxe da linguagem visual, composição, processo criativo, poéticas visuais. Em um dos trabalhos sobre os elementos visuais, a proposta foi investigar, por meio de papel e giz de cera, texturas: os alunos percorreram o espaço do câmpus atrás de alto relevos que pudessem ser gravados no papel por meio do giz de cera, como demonstrado nas imagens a seguir:






A partir dessas texturas, a proposta partiu para o elemento FORMA. O aluno teria que observar as texturas e destacar, em outro papel, com o lápis grafite, formas figurativas ou não. A partir disso, o aluno teria que escolher uma das formas destacadas e trabalhar a geometrização do seu desenho, com o intuito de criar um módulo/padrão. Esse módulo foi transferido para um papel triplex (rígido), criando-se, assim, um molde. Com esse molde, o desafio criativo foi a composição harmônica com um elemento de repetição, através da sobreposição, justaposição e, também, com atenção voltada aos desenhos do "vazio" - entre um módulo e outro. Abaixo alguns trabalhos selecionados (são das turmas de Agroindústria, Edificações e Química):

Exemplo de um molde.






















Objeto conceitual - criações com papelão

Os irmãos Campana são designers que transitam entre a arte e o design. Criam objetos que se confundem com a representação e a funcionalidade. Investigamos o trabalho dos dois designers/artistas através de vídeos e pesquisa de imagens. O processo criativo dos dois irmãos foi um aspecto que estimulou os alunos à experimentação do material "papelão" e o desafio de criar um objeto que dialogasse entre arte e design. O trabalho durou 1 bimestre e a seguir publico os melhores resultados:


Objeto dos Irmãos Campana.




Detalhe de objeto de Giovanna Melo.

Painel de papelão criado por Giovanna Melo, II ano de Edificações/2013. Material: papelão, cola e tinta aquarela líquida. Durante o processo de experimentação, os estudantes descobriram que a tinta com melhor aderência e que preservava a textura do papelão foi a aquarela líquida.




Detalhe do objeto de Vitória Cassimiro.


Trabalho de Vitória Cassimiro - II ano de Edificações/2013. Vitória trabalhou com as visualidades da arquitetura popular, com ênfase para suas formas, cores e texturas.




Detalhe de objeto de Rayla Novaes - II ano de Química/2013. Experimentação com módulos triangulares.







Outras imagens dos alunos produzindo/criando/experimentando:




Objeto de Artur Silva Oliveira - II ano de Agroindústria/2013.


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Arte e Processos de Criação

Aqui demonstro algumas etapas do processo criativo de alguns estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, em tempo integral, do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia, onde atuo como docente efetivo em Artes Visuais.
Os trabalhos ilustrados revelam um processo criativo em artes visuais que durou 2 bimestres/projetos. A disciplina se denomina Arte e Processos de Criação e é ofertada ao 2º ano do ensino médio. O estudante opta pela modalidade artística que cursará (artes visuais, dança, teatro ou música) durante todo o semestre.
O primeiro projeto que quero mostrar consta de um estudo do Design de Superfície e o desafio foi a criação, a partir de estudos de caso de alguns exemplos, de módulos bidimensionais e a experimentação de composições a partir da repetição aleatória ou não (os trabalhos ilustrados são exemplos de fases intermediárias do processo de criação).


Abaixo, dois exemplos do Design de Superfície aplicado na produção industrial:

Detalhe de piso em ladrilho hidráulico. Cidade de Goiás - Goiás.




Painel modular para design de ambientes.





DEMONSTRAÇÃO DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO


Trabalho de João Paulo Lima - II ano de Agroindústria/2013. Ilustração de um processo mais avançado de desenho com padronagens geométricas aleatórias, mas que seguem uma linha compositiva. Esta etapa é mais "livre", pois é a fase de experimentação do desenho. Material: papel triplex, canetas hidrográficas coloridas.




João Paulo escolheu algumas formas das dezenas criadas e começou a trabalhar a composição com os módulos até chegar no croqui acima. Material: papel triplex e lápis grafite.




Solução final do projeto de Design de Superfície. Segundo João Paulo, a estampa poderia ser aplicada em superfície de tecidos e/ou papel de parede. Material: papel triplex, EVA e cola para isopor.



***


Maria Júlia de Oliveira - II ano de Química/2013, começou desenhando flores e chegou até um simples módulo losangular e começou a compor padrões florais geométricos a partir do encontro de um dos vértices dos 5 losangos.  Material: papel vegetal e lápis grafite.



Esta foi a solução encontrada por Maria Júlia, a partir de várias experimentações anteriores.
Material: papel triplex e lápis grafite.




Estudo para versão tridimensional do módulo.
Material: papelão e cola branca.



Solução final para o objeto. Material: papelão, papel colorplus e cola branca.




***


Vitória Cassimiro, II ano de Edificações/2013, trabalhou a partir do desenho da Rosa dos Ventos. Experimentando a composição repetitiva com a Rosa dos Ventos, começou a criar a partir dos intervalos espaciais entre uma elemento e outro, bem como a testar cores diferentes. A partir disso, criou um módulo/padrão e começou as experimentações compositivas. Material: papel vegetal, lápis grafite, lápis de cor e régua.




Esta foi a solução final encontrada por Vitória Cassimiro. Material: papel triplex, caneta nanquim 0,8, régua metálica.



***


A proposta de Eduarda Santos - II ano de Edificações/2013, foi criar módulos a partir da forma triangular. Este é um exemplo de uma solução encontrada pela estudante, depois de várias experimentações. Material: papel vegetal, lápis grafite e régua.




Experimentação com elemento vazado. Material: papel triplex, papel colorplus, lápis grafite e régua.




Solução encontrada por Eduarda Santos para sua composição modular. Material: papel triplex branco, papel colorplus, lápis grafite e régua.





Estudo para versão tridimensional do módulo. Material: papelão rígido e cola branca.





Estudo para versão tridimensional do módulo. Material: papel pinho e cola branca.






Estudo para versão tridimensional do módulo. Material: papel pinho e cola branca.



Estudo para versão tridimensional do módulo. Material: papel pinho e cola branca.



Experimentação com cores. Material: papelão ondulado, cola branca e tinta aquarela líquida. Na versão final, Eduarda optou por não utilizar cores.




Solução final do objeto. Material: papel pinho e cola branca.



***


Painel de Ariana Santos - II ano de Agroindústria/2013. A criação do módulo com 4 elementos dobrados de papel foi resultado de várias experimentações da estudante.




Detalhe do objeto de Ariana Santos. Papel e cola.



Objeto final de João Paulo Lima - II ano de Agroindústira/2013. Material: papel, EVA e cola.


Objeto final de Rayla Novaes da Silva - II ano de Química/2013. Material: papel, EVA e cola.