terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Texturas e composição modular bidimensional

Nossos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, em tempo integral, cursam a disciplina Arte no primeiro ano. A cada bimestre eles têm contato com professores da cada linguagem artística: artes visuais, dança, teatro e música. No segundo ano, optam pela linguagem que mais tem afinidade. Para este breve encontro de, aproximadamente, 18h/a, discuto com esses alunos sobre a arte como manifestação do sensível e sua participação em sua formação enquanto sujeito crítico. A imagem é foco da discussão e serve como suporte/meio deflagrador de hábitos, crenças, autorrepresentações, manifesto, instrumento de poder, dentre outras atribuições. Ainda nesse bimestre, trabalhamos princípios das artes visuais enquanto linguagem: elementos da linguagem visual, sintaxe da linguagem visual, composição, processo criativo, poéticas visuais. Em um dos trabalhos sobre os elementos visuais, a proposta foi investigar, por meio de papel e giz de cera, texturas: os alunos percorreram o espaço do câmpus atrás de alto relevos que pudessem ser gravados no papel por meio do giz de cera, como demonstrado nas imagens a seguir:






A partir dessas texturas, a proposta partiu para o elemento FORMA. O aluno teria que observar as texturas e destacar, em outro papel, com o lápis grafite, formas figurativas ou não. A partir disso, o aluno teria que escolher uma das formas destacadas e trabalhar a geometrização do seu desenho, com o intuito de criar um módulo/padrão. Esse módulo foi transferido para um papel triplex (rígido), criando-se, assim, um molde. Com esse molde, o desafio criativo foi a composição harmônica com um elemento de repetição, através da sobreposição, justaposição e, também, com atenção voltada aos desenhos do "vazio" - entre um módulo e outro. Abaixo alguns trabalhos selecionados (são das turmas de Agroindústria, Edificações e Química):

Exemplo de um molde.






















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