Aqui demonstro algumas etapas do processo criativo de alguns estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, em tempo integral, do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Aparecida de Goiânia, onde atuo como docente efetivo em Artes Visuais.
Os trabalhos ilustrados revelam um processo criativo em artes visuais que durou 2 bimestres/projetos. A disciplina se denomina Arte e Processos de Criação e é ofertada ao 2º ano do ensino médio. O estudante opta pela modalidade artística que cursará (artes visuais, dança, teatro ou música) durante todo o semestre.O primeiro projeto que quero mostrar consta de um estudo do Design de Superfície e o desafio foi a criação, a partir de estudos de caso de alguns exemplos, de módulos bidimensionais e a experimentação de composições a partir da repetição aleatória ou não (os trabalhos ilustrados são exemplos de fases intermediárias do processo de criação).
Abaixo, dois exemplos do Design de Superfície aplicado na produção industrial:
Detalhe de piso em ladrilho hidráulico. Cidade de Goiás - Goiás. |
Painel modular para design de ambientes. |
DEMONSTRAÇÃO DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO
Trabalho de João Paulo Lima - II ano de Agroindústria/2013. Ilustração de um processo mais avançado de desenho com padronagens geométricas aleatórias, mas que seguem uma linha compositiva. Esta etapa é mais "livre", pois é a fase de experimentação do desenho. Material: papel triplex, canetas hidrográficas coloridas.
João Paulo escolheu algumas formas das dezenas criadas e começou a trabalhar a composição com os módulos até chegar no croqui acima. Material: papel triplex e lápis grafite.
Solução final do projeto de Design de Superfície. Segundo João Paulo, a estampa poderia ser aplicada em superfície de tecidos e/ou papel de parede. Material: papel triplex, EVA e cola para isopor.
***
Maria Júlia de Oliveira - II ano de Química/2013, começou desenhando flores e chegou até um simples módulo losangular e começou a compor padrões florais geométricos a partir do encontro de um dos vértices dos 5 losangos. Material: papel vegetal e lápis grafite.
Esta foi a solução encontrada por Maria Júlia, a partir de várias experimentações anteriores.
Material: papel triplex e lápis grafite.
Estudo para versão tridimensional do módulo.
Material: papelão e cola branca.
Solução final para o objeto. Material: papelão, papel colorplus e cola branca.
***
Vitória Cassimiro, II ano de Edificações/2013, trabalhou a partir do desenho da Rosa dos Ventos. Experimentando a composição repetitiva com a Rosa dos Ventos, começou a criar a partir dos intervalos espaciais entre uma elemento e outro, bem como a testar cores diferentes. A partir disso, criou um módulo/padrão e começou as experimentações compositivas. Material: papel vegetal, lápis grafite, lápis de cor e régua.
Esta foi a solução final encontrada por Vitória Cassimiro. Material: papel triplex, caneta nanquim 0,8, régua metálica.
***
A proposta de Eduarda Santos - II ano de Edificações/2013, foi criar módulos a partir da forma triangular. Este é um exemplo de uma solução encontrada pela estudante, depois de várias experimentações. Material: papel vegetal, lápis grafite e régua.
Experimentação com elemento vazado. Material: papel triplex, papel colorplus, lápis grafite e régua.
Solução encontrada por Eduarda Santos para sua composição modular. Material: papel triplex branco, papel colorplus, lápis grafite e régua. |
Estudo para versão tridimensional do módulo. Material: papelão rígido e cola branca.
Estudo para versão tridimensional do módulo. Material: papel pinho e cola branca.
Estudo para versão tridimensional do módulo. Material: papel pinho e cola branca. |
Estudo para versão tridimensional do módulo. Material: papel pinho e cola branca. |
Experimentação com cores. Material: papelão ondulado, cola branca e tinta aquarela líquida. Na versão final, Eduarda optou por não utilizar cores.
Solução final do objeto. Material: papel pinho e cola branca. |
***
Painel de Ariana Santos - II ano de Agroindústria/2013. A criação do módulo com 4 elementos dobrados de papel foi resultado de várias experimentações da estudante.
Detalhe do objeto de Ariana Santos. Papel e cola. |
Objeto final de João Paulo Lima - II ano de Agroindústira/2013. Material: papel, EVA e cola. |
Objeto final de Rayla Novaes da Silva - II ano de Química/2013. Material: papel, EVA e cola. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário